top of page
  • Foto do escritorXP SERVIÇOS

Empresa de Limpeza Pos Obras - Barueri, Alphaville, Vila Leopoldina, Santana de Parnaiba, Guarulhos,


Ufa, após dias de construção e reforma com todas as etapas de uma obra ou de uma reforma são concluídas, ainda existe uma etapa muito representativa: a limpeza. A faxina que deve ser feita após a finalização da obra exige muito cuidado e atenção, pois é uma tarefa que, quando não realizada corretamente, pode trazer problemas e dor de cabeça.

“Atuar em limpeza pós-obra é muito mais do que executar uma “faxina”, muito em virtude do tipo de sujidade das obras realizadas no ambiente e da poeira fina, manchas de tinta, produtos químicos, dentre outros. A limpeza pós-obra demanda, acima de tudo, conhecimento técnico de equipamentos e produtos profissionais de limpeza”, diz Valdecir Lima, diretor comercial da empresa XP Serviços.

Confira, então, dicas e sugestões de profissionais para realizar a limpeza pós-obra da melhor maneira possível, além de produtos necessários e cuidados importantes para o processo.

Como realizar a limpeza pós-obra

Para evitar problemas e complicações em uma limpeza, deve-se entender o caminho a ser percorrido nesse processo, ou seja, entender por onde começar, como se prevenir e quais medidas podem garantir o sucesso da limpeza. Confira um simples passo a passo para guiar a sua limpeza pós-obra.

  1. Entenda o que você vai limpar e quais as necessidades de cada cômodo. Para realizar uma boa limpeza, acima de tudo é necessário conhecer o local e saber quais produtos são necessários para o ambiente, já que cada material exige um produto específico.

  2. Proteja-se. Coloque luvas e máscaras quando estiver fazendo uso de produtos mais fortes, evitando irritações na pele e outros problemas de saúde.

  3. Recolha todo o lixo e organize a bagunça. Isso facilitará o restante da limpeza.

  4. Tire tudo que puder ser removido antes de começar a varrer, abrindo espaço para a limpeza.

  5. Comece a limpar a partir da área mais afastada do local, vindo até a entrada.

  6. Comece limpando de cima para baixo, ou seja, primeiro o teto, depois as paredes e por último o chão.

Não esqueça de ler as instruções de uso dos produtos e segui-las, garantindo uma limpeza mais eficiente e segura.

Como limpar cada canto da construção

Como dito anteriormente, cada material exige cuidados específicos, então, é preciso pesquisar quais produtos devem ser usados na limpeza para não causar problemas e estragos. Além disso, deve-se observar também qual é a sujidade encontrada no material para utilizar produtos que de fato realizem a limpeza da mesma.

Para facilitar, primeiramente enxágue o piso retirando os resíduos de sujeira, depois aplique os produtos específicos para a limpeza seguindo as recomendações do fabricante. Por fim, remova a sujeira acumulada com água.

A limpeza de porcelanatos, por exemplo, deve ser feita com detergentes neutros diluídos em água e com o apoio de panos macios. Para esse material não é indicado o uso de produtos como ácido fluorídrico, ácido muriático, impermeabilizantes, ceras e vassouras de cerdas duras. Essas últimas podem arranhar a superfície do piso.

Vidros devem ser limpados com uma solução de 5 litros de água para 1 colher de sopa de vinagre ou detergente neutro e 1 colher de sopa de álcool. Depois, é necessário aplicar o limpa vidros. Não se esqueça de secar para finalizar.

Já os rejuntes normalmente pedem o uso de água sanitária e cloro, porém existem opções caseiras que podem ser utilizadas, como o vinagre branco ou bicarbonato de sódio com limão. Aplique as soluções e espere agir.

Água e sabão neutro, combinados com o uso de um pano macio, podem ser usados para limpezas mais leves de metais. Caso o metal possua manchas, soluções ácidas, como vinagre ou limão, são uma boa solução. Para polir o metal, utilize uma solução de bicarbonato de sódio com água.

Para pisos de madeira, comece varrendo o chão com uma vassoura de cerdas maciais, depois passe um pano úmido com produtos adequados para esse material.

Para outros materiais, compre produtos indicados e não esqueça de ler as instruções no rótulo dos produtos para utilizá-los de forma correta.

Produtos necessários para limpeza

Ainda que cada canto da construção mereça uma atenção especial e exija produtos específicos, existem alguns produtos que são necessários para qualquer limpeza pós-obra. A lista a seguir foi elaborada pelo Grupo XP Serviços de Limpeza, que oferece serviços especializados em limpeza pós-obra, e contém uma relação simples de produtos gerais, porém essenciais para a limpeza.

  • Vassouras de cerdas duras

  • Vassouras de cerdas moles

  • Rodos pequenos e grandes

  • Baldes de 5, 7 e 15 litros

  • Panos

  • Extensores

  • Escada

  • Mangueira

  • Máquina lava jato

  • Maquina lavadora de piso

  • Detergentes neutros

  • Detergentes ácidos

  • Espátulas

“Uma opção interessante é a utilização de produtos profissionais sustentáveis. Além disso, deve-se utilizar o mínimo possível de água, otimizando os custos e até mesmo o tempo de trabalho”.

Cuidados importantes na limpeza pós-obra

Para evitar problemas, se faz necessário tomar alguns cuidados com a limpeza pós-obra. É muito importante não começar a limpeza antes que toda a obra do local esteja finalizada. “O ideal é que somente se inicie o processo de limpeza com o término total da obra, pois, caso contrário, entra-se num círculo vicioso de limpa-suja, onde o trabalho não rende”, aponta Valdecir Lima.

Outra medida importante a ser tomada é cobrir com material apropriado os móveis e equipamentos que não possam ser removidos do local, dessa forma, essas peças ficam protegidas de qualquer dano.

Antes de começar a limpeza, procure saber quais produtos serão necessários para limpar cada uma das sujidades que restaram.

Cada material exige um produto específico e utilizá-los corretamente é importante para realizar uma boa limpeza pós-obra.

Valdecir Lima ainda ressalta a importância de contratar uma equipe capacitada que garanta a qualidade da limpeza.

De qualquer forma, contratando uma empresa especializada ou tentando realizar a limpeza de forma independente, é necessário pesquisar sobre o assunto e entender as necessidades do local, pois só assim a limpeza será eficiente e completa.

57 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page